Estratégia de conteúdo para Marketing Político Digital

Existe muita discussão sobre a questão do conteúdo para marketing político digital e neste artigo vamos discutir qual seria o conteúdo ideal para estar estratégias de campanha eleitoral.

No marketing digital moderno, tem-se que o “conteúdo é Rei”, ou seja, é nele que devemos focar nossos maiores esforços para criarmos um ambiente de relacionamento e assim conquistar a atenção do eleitorado.

Partimos do princípio de que de maneira geral, o conteúdo publicado em blogs ou redes sociais pertencerá a uma das seguintes categorias:

  • Atendimento ao Eleitor
  • Relacionamento
  • Engajamento de Causa
  • Propaganda Eleitoral
  • Conteúdo Exclusivo
  • Cobertura da Campanha

Os conteúdos não necessariamente irão pertencer apenas a uma categoria, em uma atualização onde se disponibiliza um conteúdo exclusivo para os usuários das Redes Sociais, por exemplo, você ao mesmo tempo está gerando sensação de relacionamento.

Esta divisão de categorias serve principalmente para auxiliar a percepção e a equalização dos canais digitais de um candidato, no sentido de que se o esforço de conteúdo está sendo direcionado para apenas um tipo de categoria, isto seja percebido e corrigido tendo em vista a existência das outras quatro possibilidades de categoria.

Vejamos então qual é o objetivo de cada categoria de conteúdo para Marketing Político Digital:

Atendimento ao Eleitor

O atendimento ao eleitor difere do relacionamento, pois é menos proativo e mais reativo. Responda as dúvidas de todo cidadão o mais rápido possível e de forma pessoal.O eleitor moderno não quer falar com uma “marca”, mas sim com uma pessoa.

Muitas vezes são nas atualizações de atendimento ao eleitor onde as crises podem acontecer, portanto é preciso estar ligado na intenção das indagações recebidas e procurar ser o mais pontual e cordial possível.

Conteúdo de Relacionamento

Estratégia de conteúdo para Marketing Político Digital
Estratégia de conteúdo para Marketing Político Digital

Conteúdos de relacionamento devem ir muito além do simples “Bom dia”. Seja dinâmico e faça dos conteúdos de relacionamento um convite ao diálogo: peça opiniões e opine nas atualizações de seus amigos ou seguidores. Resumindo: Provoque o engajamento.

Também é válido mostrar um pouco de humanismo nos conteúdos de relacionamento: Fotos pessoais do candidato podem ser atreladas a uma tática de relacionamento, como fotos com a família ou praticando algum esporte. O importante é colocar o candidato no mesmo patamar que o eleitor.

Engajamento de Causa

Assim como no Marketing Digital para Empresas, onde determinados tipos de conteúdo como promoções e concursos geram mais engajamento em torno das marcas do que conteúdos de relacionamento, no Marketing Político Digital conteúdos relacionados a uma causa específica que o candidato defenda podem ser os principais responsáveis pelo engajamento e disseminação do discurso deste candidato.

Propaganda Eleitoral

Conteúdos com características de Propaganda Eleitoral nada mais são do que os discursos tradicionais da propaganda eleitoral transpostos para o meio digital: vídeos de campanha, apresentação de propôs etc.

Conteúdo Exclusivo

O que separa uma boa estratégia de mídias sociais de uma ruim são os conteúdos exclusivos. No marketing político digital esses conteúdos podem ser comunicados exclusivos que serão feitos somente nas Mídias Sociais, debates interativos com eleitor, twittcams, livestreams e materiais para baixar ou imprimir, etc.

Cobertura da Campanha

Cobrir a campanha de forma dinâmica com fotos, vídeos, divulgação de agenda, utilização de ferramentas diversas como WhatsApp, Twittcam, Livestream, Photosymph entre outras ferramentas interessantes para serem utilizadas na cobertura de uma campanha (vou fazer um post sobre isto).

Vale lembrar que cada campanha tem um conceito diferente, e cada candidato possui uma personalidade diferente. Você deve adequar sua estratégia de conteúdo a estes contextos.

Mantenha-se atualizado sobre questões relacionadas ao conteúdo para marketing político digital e outros assuntos referentes a técnicas e estratégicas do marketing político online, assinando nosso Boletim Informativo.

Conteúdo para Marketing Político Digital
5 (100%) 1 voto[s]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here