SEO no Marketing Político Digital

Acredite, mas fazer SEO em marketing político é possível sem que com isso você acabe ferindo a ferir a legislação eleitoral referente ao marketing digital em campanhas eleitorais.

Com a proximidade de período eleitoral, muitos candidatos e coordenadores de campanhas de marketing político digital começam a ficar inquietos para publicar matérias nos sites e blogs dos candidatos.

Estas publicações visam basicamente conseguir exposição na mídia digital, mas o problema é que muitos ficam preocupados com a possibilidade de serem acusados de propaganda eleitoral antecipada na Internet prevista na Lei das Eleições.

É ai que a criatividade das equipes de marketing digital eleitoral entra com um forte apoio das técnicas de SEO – Search Engine Otimization.

Utilizando as técnicas de SEO para marketing político digital

Para não ferir a legislação, SEO no marketing político digital requer criatividade. Em nossos cursos de SEO digo sempre que a grande ferramenta do profissional de marketing de busca é a criatividade.

Em termos de marketing político digital, usamos essa criatividade para contornar as restrições legais sobre propaganda eleitoral antes do período definido pela legislação.

No curso de marketing político digital apresentamos alguns casos do uso das técnicas de SEO no blog do candidato e recentemente assisti a uma reportagem que me chamou atenção para o seu potencial para SEO em marketing político eleitoral.

Uma recente pesquisa do IBGE revelou que o carioca é quem gasta mais tempo no trânsito a caminho do trabalho. Imediatamente me veio a mente:

Esse seria um ótimo tema para um blog de um candidato a cargo eletivo no Rio de Janeiro. O post teria o título “Soluções para o problema do trânsito no Rio de Janeiro”. E o que SEO tem a ver com isso?

Simples, fazendo um bom trabalho de otimização para ferramentas de busca, seria fácil colocar essa matéria entre os primeiros lugares no Google em pouco tempo.

SEO no marketing político digital

A estratégia de SEO no marketing político

A estratégia de SEO no marketing político consiste não apenas de conseguir a melhor colocação possível em relação a buscas pelo nome do candidato, mas também, conseguir ótimas colocações para assuntos relacionados a área de atuação do candidato.

Por isso mesmo, pensei em um candidato do Rio de Janeiro aproveitando essa notícia sobre transporte para conseguir uma boa exposição nas páginas de respostas do Google aplicando as técnicas de SEO.

Como fica isso em relação à campanha eleitoral antecipada?

Como eu disse anteriormente, a arte de SEO no marketing político digital, está em além da técnica, na criatividade que o profissional que atua nesta área tem, para saber manipular o conteúdo que otimiza.

Por isso, voltando a pergunta, como foca a questão do SEO no marketing político em relação a propaganda eleitoral antecipada? Simples, se o conteúdo não tiver nesse momento menções a candidaturas e outros traços claros de campanha eleitoral, não será considerado como propaganda eleitoral antecipada.

Se durante o período eleitoral você fizer algumas mudanças no texto de forma a transformá-lo em material de campanha…… não existe nada em relação a isso previsto no TSE. Um pequeno detalhe técnico que faz parte dos milagres do SEO.

O que não se pode esquecer é que o trabalho de SEO é uma estratégia de médio e longo prazo e por isso só traz resultados se houver antecipação. Não se faz SEO em uma semana. No marketing político digital não é diferente.

Portanto, para ganhar ainda mais exposição nas ferramentas de busca, antecipe sim a sua campanha eleitoral, mas com muito cuidado para não ultrapassar a linha entre o permitido e o não permitido. O trabalho de SEO no marketing político dá resultado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

SEO no marketing político digital
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