fbpx

Calendário Eleitoral 2022 – Datas e Eventos

Confira as datas previstas para o calendário eleitoral 2022 e comece desde já a planejas suas ação de marketing político digital para o próximo pleito, já que um dos segredos do sucesso no marketing político eleitoral é justamente a antecipação.

Calendário Eleitoral 2022 – Datas e Eventos

Até o presente momento o Calendário Eleitoral 2022 ainda não foi definido, pois o prazo legal para possíveis alterações nas regras de campanhas ainda está em vigência.

Neste sentido, temos visto nas últimas semanas algumas discussões no Congresso Nacional a respeito de algumas alterações nas regras do próximo pleito.

Alguns já chamam estas mudanças de uma mini reforma eleitoral, mas como está tudo ainda na esfera de discussões e votações, é necessário aguardar porquê de uma forma ou de outra essas alterações podem alterar o calendário eleitoral 2022.

Como a campanha eleitoral deverá ser muito disputada, é importante que partidos e candidatos fiquem atentos não só às datas da eleição de 2022, quanto também aos prazos para o cumprimento das exigências da justiça eleitoral.

Para os profissionais marketing político online, o calendário eleitoral 2022 também é importante, para que suas equipes comecem a planejar suas estratégias de marketing político digital eleitoral e não perder o timming de campanha.

Aproveite a Super Promoção da Academia do Marketing! Todos os cursos com 40% de desconto!

Como dissemos anteriormente, muito embora o calendário eleitoral 2022 não esteja definido, o mais provável é que a eleição para primeiro turno das eleições ocorra no dia 2 de outubro.

No caso de haver um segundo turno para os cargos majoritários, como presidência da república e governos de estados, o segundo turno deverá acontecer no dia 30 de outubro.

Projetando o calendário eleitoral 2022

Muito embora o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, não tenha divulgado oficialmente o calendário eleitoral 2022, se nos basearmos nas datas das eleições passadas e nos prazos que constam da legislação eleitoral, podemos fazer um esboço inicial de datas para o próximo pleito.

Com esta estimativa, já é possível fazer um planejamento prévio inicial para estruturar as diversas ações necessárias em termos de marketing político na Internet, para prepararmos conteúdo, ações de geração de leads e outras tão importantes nas campanhas digitais.

Calendário Eleitoral da Campanha Anterior – Período Pré-Eleitoral

1º de janeiro

A partir desta data, os institutos de pesquisa são obrigados a registrar no TSE qualquer tipo de pesquisa eleitoral. A partir do primeiro dia do ano também está proibida qualquer distribuição de bens pelo pode público e programas sociais ligados a candidatos e partidos políticos.

5 de março

Pelas nossas estimativas, esta será a data limite para o TSE expedir orientações sobre as eleições de 2022.

4 de maio

Último dia para os eleitores transferirem ou retirarem o título de eleitor.

10 de junho
Pelo calendário eleitoral para as eleições de 2020, a partir desta data, podem-se realizar as eleições internas para as coligações escolherem os candidatos a prefeito, vice e vereador.

Após esta data, também é possível utilizar o direito de resposta, formalizar contratos para a formação de comitês. A partir desta data, é proibido aos candidatos apresentar ou comentar programas de rádio e TV.

30 de junho
Pelo que prevemos em termos de calendário eleitoral 2022 , o TSE estabelecerá este como o último dia para a escolha de candidatos e convenções partidárias.

Calendário Eleitoral 2022 – Período Pré-Eleitoral

Como dissemos no início desta matéria, as datas do calendário eleitoral 2022 foram estivadas tendo-se como base as eleições de 2020 e os prazos determinados por leis e outras regulamentações que determinam estes eventos.

Como O TSE ainda não fez a divulgação oficial do calendário eleitoral para as eleições de 2022, podemos usar as datas abaixo como referência para o planejamento de campanhas de marketing político para o pleito.

1º de janeiro

A partir desta data, segundo nossa projeção para o calendário das eleições de 2022, os institutos de pesquisa são obrigados a registrar no TSE qualquer tipo de pesquisa eleitoral.

A partir do primeiro dia do ano também está proibida qualquer distribuição de bens pelo poder público e programas sociais ligados a candidatos e partidos políticos.

5 de março 

Pelas nossas estimativas, esta será a data limite para o TSE expedir orientações sobre as eleições se 2022.

4 de maio

Este deverá ser o último dia para os eleitores solicitem alterações em seus títulos eleitorais como a transferência ou retirada do documento nas zonas eleitorais.

Esta também ser a para a troca de domicílio eleitoral.

13 de junho

Data de início para a seleção e nomeação dos mesários que serão os responsáveis por orientar os eleitores nos dias de votação.

5 de julho

A partir desta data os candidatos em busca de indicação do seu nome pelo partido, têm autorização pata darem início à propaganda intrapartidária.

20 de julho a 5 de agosto

Neste período deverão ser realizadas as convenções partidárias para oficializar as candidaturas para vereadores e prefeitos.

3 de agosto

Data final para a solicitação da segunda via do título de eleitores que estejam fora do domicílio seu domicílio eleitoral.

Calendário eleitoral 2022

Calendário Eleitoral 2022 – Período Eleitoral

31 de agosto de 2020

Em nossa projeção de calendário eleitoral 2022, esta será a data para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio, televisão e também para as campanhas de marketing político eleitoral na Internet, regidas pela legislação específica para este canal.

2 de outubro

Último dia para divulgação de propaganda política em jornal e internet, de acordo com a nossa previsão de data das eleições de 2022.

1 de outubro – Véspera das Eleições de 2022

Segundo o calendário eleitoral 2022 estimado pela nossa equipe, este será o último dia para utilizar carros de som e alto-falantes para propaganda de candidatos. Também é o último dia para distribuição de santinhos e outros materiais gráficos e também para fazer caminhadas e carreatas a favor de candidatos.

2 de outubro de 2020 – Dia das Eleições do Primeiro Turno

De acordo com o calendário eleitoral 2022, às sete horas da manhã começa a instalação das seções eleitorais e montagem das mesas. Se houver ausência, eleitores presentes no local poderão ser convocados.

A partir das oito horas serão realizadas as eleições. O horário de votação se encerra exatamente às 17 horas. A partir deste horário começa a apuração dos votos e divulgação dos vencedores das eleições.

Durante todo o horário das eleições é permitida qualquer tipo de manifestação a favor de candidatos, coligações e partidos desde que não feita por membros da seção eleitoral e que não caracterizam manifestação coletiva. Também não é permitido o uso de broches e adesivos de candidatos.

Na cabine eleitoral, é proibido qualquer tipo de aparelho eletrônico com telefone celular, câmera filmadora e de fotografia.

Em relação às pesquisas eleitorais realizadas no dia anterior as eleições, estas poderão ser divulgadas em qualquer horário. As pesquisas de boca-de-urna também poderão ser divulgadas, mas apenas após o encerramento do horário de votação.

Calendário eleitoral das eleições de 2022

Calendário Eleitoral 2022 – Período eleitoral para o segundo turno

8 de outubro

Até as 12 horas, o TSE é obrigado a divulgar o número de eleitores que votaram. Com a informatização, normalmente os resultados das eleições são divulgados antes deste horário.

Salvo em locais muito longínquos dos grandes centros ou que tiveram urnas quebradas, os vencedores são conhecidos no mesmo dia das eleições.

A partir das 17 horas, é permitida a volta da propaganda eleitoral para o segundo turno utilizando alto-falante, santinho e fazendo comícios.

12 de outubro

Última data para divulgação dos resultados oficiais das eleições em municípios com mais de 200 mil pessoas. Também é o último dia de apuração de votos.

15 de outubro

A partir desta data segundo o calendário eleitoral para as eleições de 2022, nenhum candidato ao segundo poderá ser preso, exceto em flagrante. Também é a data limite para o início da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV para o segundo turno.

23 de outubro

Início do salvo-conduto para eleitores para o segundo turno. A partir desta data e até 48 horas após a eleição nenhum eleitor pode ser preso. A exceção são os casos de flagrante ou de condenados foragidos.

24 de outubro

Último dia para comícios e propaganda política mediante reuniões públicas.

25 de outubro

Último dia para propaganda eleitoral em rádio, TV e debates nestes meios de comunicação. Também é a data limite para propaganda eleitoral paga em jornais e Internet.

Será também o último dia para propaganda eleitoral em alto-falantes, carros de som, carreatas, passeatas e materiais gráficos, como os santinhos.

30 de outubro de 2022 – Eleição para o segundo turno

As eleições em segundo turno serão iniciadas às 8 horas da manhã e encerradas às 17 horas da tarde.

Os procedimentos obedecerão às mesmas regras listadas para a realização da votação no primeiro turno. O resultado final deverá ser divulgado no mesmo dia.

É importante deixar claro mais uma vez que esta é apenas uma projeção para o calendário eleitoral 2022, não consistindo em fonte de informação definitiva a respeito de prazos e datas para o próximo pleito.

Atualizações no calendário eleitoral das eleições de 2022

A equipe do Eleitor Online está monitorando todas as informações sobre o próximo pleito e sempre que necessário, atualizando estes dados.

Tão logo haja uma definição em termos do calendário eleitoral 2022 estaremos publicando as datas definitivas, para que você possa fazer os devidos ajustes em sua campanha. Para manter atualizado o calendário eleitoral 2022. Mantenha-se em dia com estas atualizações, assinando a nossa Newsletter.

Artigos Relacionados

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Pessoal

    Boa a iniciativa de fazer esta estimativa do calendário eleitoras das eleições de 2022. Mesmo não tendo as datas definitivas, ele serve de parâmetro para que nós candidatos possamos ir preparando nossas ações de marketing eleitoral.

  2. Fico bastante agradecido por esta prévia do calendário eleitoral de 2022, pois já dá para ter uma ideia sobre as datas. Vocês tem alguma previsão de quando será anunciado o calendário definitivo?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas em Legislação Eleitoral

Impulsionamento de Pré-Candidatura nas Redes Sociais

Impulsionamento de pré-candidatura nas redes sociais é liberado A questão do impulsionamento de pré-candidatura nas redes sociais sofreu uma mudança radical em uma decisão tomada...

Mais Lidos em Legislação Eleitoral

Últimas Publicações

Buscar no Site