Obama reedita campanha de sucesso no Twitter

Esta é para quem ainda duvida da força das redes sociais nas eleições: uma campanha desenvolvida pela administração do Presidente Obama (EUA), chamada de #40dollars e lançada em dezembro do ano passado, foi reeditada em abril, por conta de seu sucesso. A hashtag em questão diz respeito ao que U$ 40 significam para os usuários do Twitter – ou seja, para as pessoas comuns – que responderam à pergunta se e como esta quantia faria falta se fosse subtraída de seus contra-cheques semanais.

Isto porque o Partido Republicano (adversário do atual presidente americano) apresentou uma proposta de imposto que significaria o corte de exatos U$ 40 por semana do trabalhador comum.

A campanha foi um sucesso instantâneo e ultrapassou as barreiras partidárias, colocando o espinhoso assunto de impostos nas conversas quotidianas. Para se ter uma ideia, quando foi lançada, a #40dollars foi parar nos trending topics em apenas 45 minutos, gerando 6 mil tweets por hora. Um caso típico de campanha eleitoral no Twitter bem articulada.

Sucesso inspirou reedição da campanha

O presidente Obama anunciou a renovação da campanha #40dollars em um vídeo de 40 segundos no YouTube, onde pede aos cidadãos que o apóiam que usem a hashtag no microblog ou que façam comentários no site da Casa Branca. “Suas vozes mudaram o debate e fizeram com que Washington se lembrasse o que está em jogo. Bem, mais uma vez, eu preciso de vocês.”, disse Obama no clipe. E prosseguiu: “Todos nós precisamos que vocês se expressem porque, se o Congresso falhar em agir logo, então os impostos que incidem sobre a classe média.

Recado dado e recebido. A hashtag voltou a fazer sucesso e os americanos seguem respondendo como U$ 40 / semana fariam falta em suas vidas. Mais uma vez, os responsáveis pelas mídias sociais de Barack Obama dão uma aula sobre como tirar benefícios destes (não tão) novos meios de comunicação.

Fonte: Idigo

Obama reedita campanha de sucesso no Twitter
5 (100%) 1 voto[s]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here