Inicio Marketing Político no Twitter Erros que os candidatos devem evitar no Twitter

Erros que os candidatos devem evitar no Twitter

Veja quais são os principais erros que os políticos devem evitar no Twitter e de que forma uma campanha deve se posicionar nas mídias sociais para evitar que erros acabem por provocar danos à imagem.

Erros que os candidatos devem evitar no Twitter

Ao contrário das mídias tradicionais, a relevância nas redes sociais é medida pela interação, pela qualidade na comunicação direta. No marketing digital, não faz sentido técnico ter como prioridade a quantidade, tanto de amigos quanto de mensagens de um determinado perfil ou página, mas sim a qualidade.

Os políticos e seus respectivos assessores precisam entender bem o meio digital para não cometer gafes que, nas mídias sociais, são disseminadas em questão de minutos. Já são famosas e entraram para o anedotário popular, algumas gafes famosas no Twitter.

Tratando especificamente dessa rede, existem algumas regras básicas para evitar deslizes, tanto em campanhas de marketing em geral, e especialmente no marketing político digital.

Use a linguagem do Twitter em suas ações de marketing político no Twitter

Ao escrever no microblog, evite a linguagem usada em entrevistas, jornais ou mensagens formais. Isso não quer dizer que erros na língua portuguesa são permitidos; pelo contrário, grafias incorretas disseminam e viram motivo de piada rapidamente.

É importante que o candidato ou sua equipe eleitoral domine bem a mídia e use hashtags, abreviações, se necessárias, além de URLs encurtadas como o bit.ly e goo.gl, apenas para citar alguns. É preciso estar bem capacitado nesta área, pois aqui suas ideias têm de caber em menos que 140 caracteres.

“Humanize” seu perfil, mas tome cuidado com a descontração

É recomendável que políticos não escrevam em tom sério no Twitter o tempo todo. Nas redes sociais, as pessoas gostam de conhecer o lado mais humano dos políticos. Gostam de acompanhar pensamentos, observações e sentimentos cotidianos de seus representantes.

Há políticos que tratam mais de questões cotidianas que políticas, mas é necessário um cuidado especial com a descontração. Certa vez, José Serra cometeu um deslize em seu Twitter ao tentar fazer um trocadilho com o desabamento do Metro, em 2007: “Antes que me soterrem de perguntas sobre o Metrô… rs Tudo sobre o Programa Expansão que vai quadruplicar a rede”.

Acostume-se com críticas e entenda com quem está lidando

O Twitter é o termômetro da opinião pública; é normal que você leia tanto elogios quanto críticas, e a bem da verdade, estas costumam ser bem mais comuns.

Faça um monitoramento do que estão dizendo de você, não responda compulsivamente todas as mensagens sem saber com quem está lidando. É preciso saber como lidar com cada situação, pois o relacionamento com o eleitorado é delicado, assim como as ações de descontrução de imagem, realizadas por adversários políticos.

No Twitter, você encontra “promotores” e “advogados”, identifique-os e perceba a relevância deles nesse meio antes de responder mensagens. Leia com atenção os tweets da pessoa antes de respondê-la.

Também é recomendável ignorar críticas pessoais ou irrelevantes para a sua imagem. Há muitos perfis que fazem provocações constantes justamente para provocar respostas ofensivas e propagar sua imagem negativa.

Saber administrar as crises nas redes sociais é uma arte mais do que exigida no marketing político. Um pequeno deslize pode colocar por água abaixo vários meses de trabalho e promover um verdadeiro estrago.

Mantenha-se atualizado sobre o uso do Twitter no marketing político online e outros assuntos relativos às redes sociais no marketing político, assinando nosso Boletim Informativo.

Sair da versão mobile