fbpx

Consultor fala sobre o marketing político digital

Consultor fala sobre o marketing político digital e seu impacto nas próximas eleições

Com a chegada das eleições, é cada vez mais recorrente a discussão sobre o uso do marketing digital nas campanhas eleitorais do próximo ano. Que o marketing digital e as redes sociais terão um papel importante, não há mais discussão, mas qual será o seu verdadeiro impacto?

Para nos ajudar a entender um pouco mais sobre o uso dessa nova ferramenta e seus impactos sobre o resultado das eleições 2016, entrevistamos o consultor Alberto Valle, responsável pelo curso de marketing político nas redes sociais oferecido pela Academia do Marketing, consultoria carioca especializada em treinamentos na área do marketing online e colaborador habitual do nosso site.

Eleitor Online – Para você, qual é a principal diferença do marketing político digital e o convencional?

Alberto Valle Em primeiro lugar o alcance e em segundo e talvez mais importante, a possibilidade de interação com o eleitor. A Internet nos dá a chance de criar uma campanha multicanal e multidirecional, criando um elo mais forte entre candidato e eleitor. Através das redes sociais o candidato agora tem espaço e tempo para esclarecer suas propostas e discutir propostas, o que é cada vez mais difícial nas campanhas convencionais.

Eleitor Online – Então uma campanha na Internet seria melhor que uma campanha convencional?

Alberto Valle De forma alguma. São ações de marketing político complementares. O corpo a corpo vais sempre ter o seu lugar, pois ele é justamente o tipo de relacionamento que tentamos levar para o mundo virtual. O que muda é a necessidade de ter uma presença digital como apoio para a campanha. Um dos grandes segredos para o sucesso de uma campanha de marketing digital no segmento político é justamente saber integrar os dois formatos, o convencional e o virtual, criando uma sinergia entre os dois.

Eleitor Online – A Internet pode ajudar a uma pessoa que nunca se candidatou antes a ser eleita?

Alberto Valle Isso é possível, desde que a proposta apresentada conquiste a simpatia das pessoas e acima de tudo, tenha credibilidade. Todos sabem que a Internet não elege ninguém, o que torna uma candidatura vitoriosa são as propostas e o respaldo moral e administrativo dessas propostas. A história toda é bem simples, competência e transparência.

Eleitor Online – Como os novos candidatos podem conquistar votos através da Internet?

Alberto Valle Através de engajamento e interação com o eleitor. As pessoas querem se envolver nas campanhas, querem ser parte ativa do processo eleitoral e para isso é necessário que os candidatos e suas equipes forneçam estes canais de interação. O cidadão quer ser ouvido e respeitado. Essa é a essência de qualquer campanha política na Internet e todo consultor de marketing político digital precisa ter isso sempre em mente. Essa foi a grande sacada do Obama e aqui no Brasil, da Marina nas eleições presidenciais.

Eleitor Online – Em um país com acesso à Internet restrito, uma campanha de marketing político digital tem um bom resultado?

Alberto Valle Sem dúvida. Embora o acesso à Internet ainda seja restrito, o percentual da população que faz uso desse canal é significativo em relação ao resultado de uma eleição. São formadores de opinião e referenciais de informação em seus círculos sociais e por isso tem o poder de cunhar a imagem de um candidato e suas propostas. O eleitor 2.0 tem uma capacidade de influenciar as pessoas que estão ao seu redor muito maior que o eleitor não conectado.

Eleitor Online – Mesmo com a Internet, a televisão ainda tem um papel importante nas campanhas eleitorais?

Alberto Valle Certamente a televisão ainda desempenha uma função importante no marketing político, mas gradativamente perderá importância. O grande problema da televisão é que se transformou em uma ferramenta chata e invasiva. Além do mais, o espaço no horário eleitoral gratuito é ridículo em alguns casos enquanto a Internet oferece um canal 24 horas no ar e com interatividade. No caso das eleições proporcionais então, acho que a informação pela televisão é quase nula atualmente, principalmente para os pequenos partidos ou coligações menores.

Eleitor Online – Qual o custo de uma campanha de marketing político eleitoral na Internet?

Alberto Valle Depende muito da campanha, mas certamente não é de graça como muita gente imagina. Fazer uma campanha de marketing político digital envolve profissionais capacitados e ferramentas eficientes e isso não é grátis. Marketing político na Internet é coisa para profissionais, mas certamente é muito mais barato que as campanhas convencionais.

Eleitor Online – Qual o momento ideal para se iniciar uma campanha de marketing político eleitoral na Internet?

Alberto Valle – O quanto antes. Em nosso curso de marketing político sempre faço questão de dizer que uma presença digital não se constrói da noite para o dia. Marketing político digital eleitoral é marketing de relacionamento e por isso depende da criação de um elo entre as partes. A Lei Eleitoral não permite campanhas antes do dia 7 de julho, mas isso não significa que você não possa ir construindo sua base de relacionamento com o eleitorado. Se deixar pra fazer isso em cima da hora, é melhor nem começar.

Artigos Relacionados

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Marketing Político

SEO no Marketing Político Digital

SEO no Marketing Político Digital Acredite, mas fazer SEO em marketing político é possível sem que com isso você acabe ferindo a ferir a legislação...

Mais Lidos em Marketing Político

Últimas Publicações

Buscar no Site