Consultor de marketing político digital

A escolha acertada de um consultor de marketing político digital para estruturação e gestão de uma campanha eleitoral é fundamental para se ter sucesso em qualquer eleição e preparar o caminho online para o exercício do mandato.

Com o crescimento do alcance da Internet no Brasil, a figura do consultor de marketing político digital é cada vez mais presente nas eleições brasileiras, seguindo uma tendência mundial que teve início com a campanha de Barack Obama em 2008 e de lá para cá vem ganhando um destaque cada vez maior.

Por se tratar de uma área relativamente recente na política brasileira e ainda desconhecida para a grande maioria dos candidatos, o consultor de marketing político digital se torna necessário para orientar as decisões de estruturação e investimento em uma campanha eleitoral.

Aos poucos a classe política vai se conscientizando que marketing digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com Internet”.

Qual o papel do consultor de marketing político digital

Um Consultor de Marketing Político Digital atua de forma estratégica ajudando candidatos e detentores de cargos eletivos a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também off-line, que garantam a exposição nas mídias digitais.

É função do consultor de marketing político digital analisar o propósito e situação do aspirante a um cargo eletivo, assim como aqueles que já o exercem efetivamente para poder em seguida estruturar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da sua imagem perante o eleitorado e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos determinados na etapa de planejamento estratégico.

Nesse planejamento são definidas como:

  • Objetivos da presença online do candidato;
  • Necessidades imediatas em função da situação eleitoral;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.

Uma consultoria em marketing político digital é um serviço de suporte às candidaturas e campanhas no sentido de auxiliá-los a entender e definir quais são as melhores alternativas no mercado de publicidade online e as implicações da sua adoção. É papel do consultor de marketing político online elencar as opções disponíveis, seus custos e resultados, de forma a embasar as decisões dos gestores de campanha.

Qual a formação de um consultor de marketing digital

Qual o papel de um consultor de marketing político digital
Qual o papel de um consultor de marketing político digital

A formação de um consultor de marketing político digital é um processo que não acontece da noite para o dia. Ele é um profissional que além de reunir competências e habilidades nas diversas áreas do marketing digital, também possui uma experiência no meio político, que o credencia a funcionar como profissional de suporte nesta área.

Um consultor estratégico de marketing, na verdade vende a sua experiência e conhecimento profundo das diversas ferramentas do marketing online e suas integrações.

Uma formação em marketing digital sólida e bem estruturada é fundamental para todo profissional que se dedica a essa área. Essa formação envolve áreas como marketing de busca, redes sociais, e-mail marketing e outras áreas afins. Dessa forma o consultor de marketing político online adquire uma visão ampla das técnicas e ferramentas disponíveis para criação de ações nas diversas mídias online.

Quando contratar um consultor de marketing político online

De maneira geral os detentores de cargos político e candidatos percebem a importância da contratação de um consultor de marketing político nas mídias digitais quando pensam na contratação de uma agência digital ou fornecedores individuais de serviços online, e descobrem que não sabem o que contratar e como supervisionar a execução deste trabalho.

Esta é uma situação bem comum no mercado atual, tanto que muitos dos participantes dos nosso curso de marketing político nas redes sociais na Academia do Marketing não são pessoas que pretendem atuar na parte operacional das campanhas, mas sim coordenadores que precisam se posicionar sobre o que existe no mercado para poderem se orientar na hora de efetuarem a contratação de serviços digitais.

Quem faz o que em uma consultoria de marketing digital

É preciso fazer uma distinção clara entre o trabalho de consultoria em marketing político digital e a execução das tarefas elencadas na etapa de planejamento, já que muitas das vezes, o consultor não é quem irá operacionalizar as ações sugeridas, mas apenas atuar na parte de planejamento estratégico, e dependendo do contrato, supervisionar sua implementação.

O consultor não executa diretamente as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas acompanha e analisa os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.

A execução das ações sugeridas ficará a cargo de agências digitais e outros profissionais que podem ser sugeridos pelo próprio consultor. Um bom consultor de marketing político digital possui uma rede de contatos profissionais extensa e a isenção necessária para indicar as empresas e profissionais que melhor se adaptam às necessidades e orçamento da marca.

O consultor de marketing digital é um profissional chave para qualquer empresa que deseje ter uma presença sólida e de alto retorno nas mídias digitais.

Mantenha-se informado sobre a questão de escolha de um consultor de marketing político digital e tudo mais que diz respeito a campanha políticas na Internet, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Consultor de marketing político digital
5 (100%) 6 voto[s]