Quanto custa uma campanha de marketing político digital

Saber quanto custa uma campanha de marketing político digital já era uma das principais preocupações dos candidatos na hora de calcularem os recursos necessários para uma campanha de marketing eleitoral na Internet.

Agora, com as novas regras para campanhas eleitorais na Internet, que liberaram o uso de mídias pagas, estes cálculos deverão ser revistos, já que o cenário agora é completamente diferente do que foi nas eleições passadas.

Marketing político digital não é gratuito

Para deixarmos as coisas claras desde o início, é importante que os candidatos saibam que uma campanha de marketing político digital não é gratuita e também não “custa baratinho” como muitas vezes ouvimos por aí.

O marketing digital brasileiro está em um nível de extrema profissionalização, e por isso, não há espaço para amadorismos e soluções improvisadas, do tipo “deixa que o meu sobrinho que mexe com internet resolve”.

Por isso, caso o candidato não esteja disposto a realmente investir nesta dimensão de campanha, meu sincero conselho é nem começar. Acho que marketing político sem uma presença forte na Internet, nos dias de hoje, equivale a um suicídio eleitoral, mas tem sempre alguém que acha possível. Então tente.

Outra dica é não sair por aí dizendo que tudo é caro, pois ouvi uma frase de uma raposa política há muito tempo atrás, que resume exatamente o que é caro ou não em marketing político eleitoral.

“Em marketing político não existe nada caro. A única coisa que é muito cara é não conseguir ser eleito”

Feita essa ressalva inicial, vejamos agora quanto custa uma campanha de marketing político digital. É claro que os valores são apenas uma referência, já que, principalmente no que diz respeito à mão de obra qualificada, existe uma grande diferença nos salários no marketing digital no Brasil.

Criação do site

O primeiro passo para qualquer campanha de marketing online é justamente a criação de um site tecnologicamente atualizado e com os recursos necessários para podermos implementar campanhas de marketing político digital de alto nível.

Nessa área minha dica é que o site seja construído na plataforma WordPress, uma das mais usadas no mundo inteiro. A plataforma é de fácil operação e possui todos os recursos necessários para o marketing digital moderno.

O preço de criação de um site de boa qualidade, tanto técnica quanto do ponto de vista de layout, está entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, dependendo, obviamente dos recursos envolvidos.

Contratação de pessoal

Como dito anteriormente, não há como planejar, implementar e gerenciar uma campanha de marketing político digital sem pessoal altamente qualificado, e de preferência com alguma experiência na área de marketing político.

Por isso, esqueça as “gambiarras” e parta para a formação de uma equipe sólida e comprometida. Para isso, obviamente, você deverá remunerar muito bem as pessoas envolvidas em sua campanha.

Do ponto de vista de equipe, é necessário um gestor, que irá concentrar todo o acompanhamento do processo, uma equipe dedicada à produção de conteúdo, textos e vídeos, e outra dedicada exclusivamente às mídias sociais. Quantas pessoas em cada área?

Quando me perguntam quanto custa uma campanha de marketing político digital, eu logo respondo que depende qual é o tamanho da campanha. A explicação é bem simples. Para uma campanha municipal, por exemplo, em função do universo de eleitores a serem alcançados, o custo é um.

Já para uma campanha de deputado federal, estadual ou governador, o valor é outro já que envolve um público maior.

No caso de uma campanha presidencial, o valor será outro, muito superior, levando-se a abrangência. Essa é a medida para se chegar ao número de pessoas que devem estar envolvidas.

Quanto custa uma campanha de marketing político na Internet

O custo de um profissional de marketing político

Para a função de gerente de campanha, um bom profissional de marketing digital recebe em torno de R$ 5 mil a R$ 8 mil para este tipo de trabalho. Como disse anteriormente, esses valores variam bastante de estado para estado no Brasil.

Outro profissional-chave no projeto é o profissional de SEO. Será ele o responsável pelo bom posicionamento do site do candidato nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

Além disso, ele dará também suporte à equipe de produção de conteúdo. O salário de um bom profissional de SEO está em torno de R$ 3 mil a R% 5 mil.

Na parte de geração de conteúdo, você pode buscar um jornalista com boa experiência em SEO, já que além de produzir um ótimo conteúdo, você deverá conseguir colocar esse conteúdo em posições de destaque nas páginas de respostas do Google com o auxílio do profissional de SEO que citamos anteriormente.

A remuneração de um profissional com estas características está em torno de R$ 2 mil a R$ 4 mil, dependendo do modelo de trabalho e tipo de conteúdo a ser produzido.

Por fim, mas nem por isso menos importante, muito pelo contrário, temos o analista de mídias sociais que ficará responsável pelo planejamento, geração de conteúdo, postagens e interação com os eleitores nas redes sociais. A remuneração neste caso fica entre R$ 3 mil a R$ 5 mil.

Mais uma vez salientamos que estes valores não são estanques, já cada profissional, dependendo de sua região de atuação, determina quanto cobrar pelo trabalho de marketing político digital.

Os custos de uma campanha de marketing político digital com mídia paga

A Lei nº 13.488 autorizou o uso de mídias paras para o impulsionamento de publicações e inclusive de resultados em ferramentas de busca, o que promete ser a grande novidade das eleições de 2018 na Internet.

Este é um custo que irá variar muito de candidato para candidato em função do alcance que ele necessitar para a divulgação de sua plataforma eleitoral e do grau de engajamento que pretende obter nas mídias sociais

Por isso, preferimos não estimar um valor de referência, inclusive porque, como dito anteriormente, esta será a primeira vez em que este recurso será utilizado, e não podemos prever o comportamento dos preços em função da nova demanda.

Outros custos de uma campanha de marketing político digital

Quando as pessoas se perguntam quanto custa uma campanha de marketing político digital, a discussão costuma ficar bastante focada na questão de pessoas e maquinário. O que fica meio que em segundo plano, são as ferramentas de marketing digital.

No marketing online moderno, lançamos mão de diversas ferramentas pagas para o gerenciamento de campanhas. São ferramentas de monitoramento de mídias sociais, ferramentas de automação e outras.

Neste caso podemos estimar o custo em algo em torno de R$ 2 mil por mês, um investimento que além de deixar as campanhas mais assertivas, também reduz alguns custos operacionais, já nos permitem automatizar algumas funções e com isso fazer uma economia em termos de pessoal.

Agora que você já sabe quanto custa uma campanha de marketing político na Internet, é uma questão de ajustar o caixa de campanha e se preparar para as urnas. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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