Marketing político no YouTube – Uma poderosa ferramenta

O marketing político no YouTube é uma estratégia que vem sendo muito pouco explorada pelos candidatos nas últimas eleições brasileiras. Na maioria das vezes, o uso da ferramenta é feito apenas como forma de agressão ao candidato adversário, e promoção de proposta de campanha que é bom, nada.

Aquela visão de que o Youtube só serve para dar risada ou para conferir vídeos incríveis, muitas vezes sem nenhum conteúdo relevante, está mudando e agora já podemos ver o Youtube como ferramenta de marketing político digital.

Hoje, o YouTube, que é um dos canais mais acessados na Internet, tem sido usado como uma valiosa ferramenta estratégica para marcar que buscam divulgar seus produtos e serviços, mas parece que o marketing político no YouTube ainda continua fora das prioridades dos gestores de campanhas eleitorais online.

Muitas marcas o utilizam para fazer Marketing Viral, postando vídeos intrigantes que logo começam a ser comentados e indicados, virando febre dentro e até fora da Internet. No marketing político, a ideia é a mesma.

Com ou sem o intuito de tornar o vídeo um “viral”, a participação dos internautas é sempre grande, por isso, a visibilidade pode e deve ser usada pelo Marketing Político Digital.

Inserindo o YouTube na estratégia de marketing político

Estratégia de marketing político no YouTube
Estratégia de marketing político no YouTube

Ter um blog para falar de sua atuação, seus projetos, postando informações de forma atualizada é de extrema importância, do mesmo modo que possuir contas em redes sociais, nas quais você pode estar mais próximo das pessoas, dialogando com elas todos os dias, mostrando que está antenado com as novas ferramentas de marketing digital.

Mas o Youtube oferece um outro tipo de apelo, inquestionavelmente interessante. Quem não gosta de ver um bom vídeo? Muitas vezes aquela informação que não estaríamos dispostos a ler, em forma de vídeo se torna muito mais interessante.

Hoje observamos que o Youtube não é mais usado só para ver aqueles vídeos engraçados, como falamos no início. As pessoas passaram a buscar informações, conteúdos que lhe respondam dúvidas, utilizando o canal como se fosse um Google.

Um canal de TV verdadeiro

É engraçado como os partidos e candidatos se engalfinham pela disputa de uns meros segundos para seus programas no horário eleitoral gratuito. Vale tudo, inclusive alugar a legenda.

A pergunta é: Será que vale a pena? Sejamos sinceros, quem é que hoje em dia assiste o horário eleitoral gratuito na televisão? Ninguém! Ele serve para tudo, marcar a hora de ir embora do chopp com os amigos, voltar para casa depois da academia e outras referências.

Nas eleições municipais então, o horário é ridículo. Se o candidato tiver um nome longo, seu horário é tão raquítico que nem dá tempo de falar o nome e o número do candidato. Nos partidos ditos “nanicos”, não dá nem para dizer oi.

O marketing político no YouTube dá a todos os candidatos a oportunidade de todos os candidatos se colocarem no mesmo patamar de exposição na web através dos canais no YouTube.

Para melhorar, os internautas que acessam o canal do candidato no YouTube, estão indo lá para conhecer suas propostas e não porque foram obrigados a consumir um conteúdo em função de uma legislação ultrapassada e ineficiente.

Com vídeos de alta qualidade, que são facilmente produzidos com a tecnologia disponível hoje, o candidato pode expor suas ideias de forma clara, ampla e organizada.

Fazendo um bom trabalho de otimização de vídeos no YouTube, o alcance e exposição destas publicações no canal se transforma em uma poderosa ferramenta de comunicação.

Não é por outra razão que em nosso curso de marketing político digital dedicamos um módulo inteiro ao marketing político em canais do YouTube, pois acreditamos que essa ferramenta, bem trabalhada, faz a diferença nos resultados das urnas.

O que você tem oferecido aos seus eleitores no Youtube?

Não irá funcionar postar um vídeo mal produzido só para dizer que está usando o Youtube para fazer Marketing Político Digital. É preciso ser relevante e para isso, seu vídeo precisa ter propostas e soluções, muito bem estruturadas e fundamentadas.

Em meio a tantos outros vídeos, como o seu irá prender a atenção dos eleitores? Isso tem a ver com qualidades relacionadas ao próprio material, assim como ao discurso utilizado. As pessoas assistiriam ao que você está falando? Você assistiria?

É preciso entender este canal e todo seu eco sistema, para se adequar e utilizar estratégias específicas voltadas para o marketing político digital no Youtube. É preciso ser profissional, pois o marketing político nas redes sociais não admite mais amadorismo.

Como você pode ver, o marketing político no YouTube é uma dimensão que precisa ser incorporada à sua estratégia de marketing eleitoral online, maximizando a exposição do candidato e criando um canal onde se pode falar direto ao eleitor.

Mantenha-se informado sobre questões referentes ao marketing político no YouTube e outros canais nas redes sociais, assinando a nossa Newsletter.

Marketing político no YouTube
5 em 24 avaliações