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Marketing Político Digital Eleitoral

Quais serão os rumos do marketing político digital eleitoral nas próximas eleições e como os candidatos e equipes de marketing eleitoral devem se preparar.

Marketing Político Digital Eleitoral

O marketing político digital eleitoral vem ganhando cada vez mais força nos pleitos realizados em todo o mundo. No próximo ano teremos eleições municipais no Brasil e o marketing político digital brasileiro será novamente testado.

Nas últimas eleições vimos muita tecnologia aplicada às ações de marketing eleitoral, mas em termos de estratégia e conteúdo, tivemos muito poucas ações que merecessem destaque, com raras exceções.

Quando falamos em marketing político digital estamos nos referindo a ações planejadas e tecnicamente estruturadas para essa mídia e não inserções inconsequentes nesta área.

Infelizmente o que se viu na eleição majoritária de 2014, salvo honrosas exceções, foram na maioria dos casos, ações improvisadas e dispersas, desprovidas de uma estratégia bem definida de marketing político na Internet.

O que esperamos em 2016 é que em decorrência do amadurecimento do próprio segmento e conscientização dos participantes possamos ver campanhas políticas digitais mais bem elaboradas.

Definindo marketing político digital

Os rumos do marketing político digital eleitoral nas próximas eleições
Os rumos do marketing político digital eleitoral nas próximas eleições

Chamamos de marketing político digital a união das ferramentas de marketing online às ações específicas do marketing político.  É a adaptação da campanha política tradicionais para os meios digitais.

A Internet possui meios e técnicas próprias de divulgação e até mesmo de abordagem e por isso, é necessária a inserção da campanha política, de forma técnica e madura, dentro desse novo ambiente.

Não basta simplesmente criar um perfil no Twitter ou página no Facebook e achar que estamos diante de uma campanha de “marketing político digital”. Uma campanha de marketing político digital é muito mais que isso. O verdadeiro marketing digital eleitoral envolve engajamento e participação por parte dos políticos.

Para os acostumados com as campanhas políticas eleitorais tradicionais, o ingresso do mundo das eleições na internet é uma experiência completamente nova. O ambiente é novo, as ferramentas são bem diferentes, e até mesmo a abordagem do eleitor na web é completamente diferente.

Não se pode pensar em campanha política na internet como simplesmente um outros lugar para divulgar as peças feitas para a campanha tradicional. Tudo deve ser repensado e remodelado para esse novo ambiente que é o da disputa eleitoral na web.

Eleições 2016 e o marketing político digital

As próximas eleições municipais servirão como balizamento para as ações de marketing político online no Brasil. A experiência das eleições de 2014 valeu como ensaio, mas acreditamos que nas eleições municipais de 2016 teremos um novo cenário.

As equipes de marketing político aprenderam muito nas últimas eleições – ou pelo menos deveriam ter aprendido. Os candidatos que não deram a devida atenção para suas campanhas na internet pagaram muito caro pelo erro e desta vez, os partidos políticos já orientam seus mais fortes candidatos para não ignorarem o poder da Internet.

Nos Estados Unidos os eleitores já anunciaram que esperam ver os candidatos no Facebook explicando suas plataformas. Aqui, a coisa não deve ser diferente.

Não se enganem os políticos e seus assessores, essa campanha municipal vai mudar a forma de se fazer marketing político digital no Brasil e será um ensaio para a campanha de 2018 que deve ter na internet seu maior palco de disputa.

Portanto, ficar fora do ambiente político digital, será um erro não somente para estas eleições, como também para eleições futuras. O marketing político eleitoral digital veio para ficar e tentar contrariar essa tendência é um suicídio eleitoral.

Eleições devem testar a forma do marketing político digital eleitoral

As opções tecnológicas do marketing político digital

Uma das principais mudanças provocadas pela internet foi o nivelamento das pessoas em termos de tecnologia.

As ferramentas para criação de campanhas de marketing político digital estão a disposição de todos os participantes, do candidato mais humilde ao mais abastardo.

Em nosso curso de marketing político digital, mostramos que a diferença está na estratégia adotada e no correto uso dessas ferramentas. O planejamento e execução das ações desempenhará um papel fundamental no sucesso dessas campanhas. Não se trata simplesmente de criar perfis em redes sociais e blogs. Trata-se de gerir de forma profissionais esses recursos e mediar o resultado de cada ação. Trata-se de ter um verdadeiro plano de marketing político digital.

Não é possível ter sucesso em uma campanha de marketing político eleitoral digital simplesmente reproduzindo na Internet o conteúdo das campanhas no meio físico. Marketing político digital é uma coisa bem diferente.

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