Como se eleger vereador usando as redes sociais

Com a aproximação das próximas eleições, saber como se eleger vereador usando as redes sociais é provavelmente uma das perguntas mais comum na cabeça de milhares de candidatos por todo país.

O poder das mídias sociais é reconhecido por sua capacidade de comunicação e disseminação da mensagem eleitoral a baixo custo e enorme poder de alcance, mas o que muita gente ignora é que existe muito planejamento e técnica por trás de cada ação neste canal.

A questão principal neste caso não é apenas como se eleger vereador usando as redes sociais, mas sim, qual a estrutura necessária para fazer das mídias sociais, uma ferramenta que realmente conquiste militantes e votos.

Vamos discutir algumas alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de montar uma estratégia para se eleger vereador usando as mídias sociais nas eleições de 2016.

Do mito para realidade

Em primeiro lugar vamos separar o mito da realidade em termos de marketing político nas redes sociais. Se você acha que apenas usando esse canal, conseguirá se eleger vereador da sua cidade, sinto muito informar, mas isso não vai funcionar.

A mídias sociais por si só não vão garantir a sua eleição, mas certamente são ferramentas fundamentais para atingir seu objetivo. As redes sociais funcionam como uma forma de comunicação com seus eleitores e divulgação das suas propostas. Por isso, precisam ser encaradas como parte de um todo em termos de marketing político eleitoral.

  Não deixe de ler o artigo Redes Sociais Não Elegem Ninguém

Outro mito sobre o marketing político em mídias sociais é o de que não custa nada. Ledo engano. Indiscutivelmente, o marketing político digital é bem mais barato do que o marketing convencional, mas isso não significa que seja gratuito ou baratinho. Portanto, se você quer se eleger vereador usando as redes sociais, prepare uma verba também para este canal.

Marketing político nas redes sociais exige antecipação

Como se eleger vereador usando as redes sociais
Dicas de como se eleger vereador usando as redes sociais

Uma das questões mais importantes para o sucesso de uma campanha de marketing nas mídias sociais é o planejamento, por isso, antecipe-se e comece a estruturar sua campanha imediatamente.

Não pense que você poderá se eleger vereador usando as redes sociais começando suas ações em cima da hora.

Em nosso curso de marketing político nas redes sociais damos muita ênfase à questão do planejamento, justamente por entendermos que sem ele não há como ser bem sucedido em uma campanha de marketing político digital sem que todas as etapas sejam meticulosamente planejadas.

O planejamento, além de trazer qualidade à campanha e eficiência no uso dos diversos canais de comunicação, reduz custos e facilita o desenvolvimento do trabalho. Além disso, é muito mais fácil manter-se no rumo certo durante as discussões acaloradas do período eleitoral, quando já se tem grande parte do trabalho pronto.

Identificação e segmentação do público

Outro item que deve ser observado é o da identificação e segmentação do público que você deseja atingir. Por se tratarem de eleições regionais, a segmentação do público precisa ser muito mais precisa, para evitar desperdício de tempo e recursos, e canalizar a mensagem para quem realmente importa.

Crie uma Persona de Marketing e identifique precisamente o perfil do seu eleitorado através de pesquisas técnicas sobre o uso das mídias sociais por esses eleitores. Se você quer saber como se eleger vereador usando as redes sociais, em primeiro lugar é necessário conhecer minuciosamente quem é realmente o seu eleitor e quais são os seus anseios.

Seleção e capacitação de pessoas

Um erro muito comum em campanhas de marketing político nas mídias sociais é achar que qualquer um que tenha um perfil ou goste de mídias sociais pode gerenciar esse tipo de campanha. Isso pode ser fatal. Uma dessas precisa de gente qualificada para ser bem sucedida, e nem sempre, o seu “sobrinho que gosta de Facebook” é a pessoa mais indicada para isso.

  Não deixe de ler o artigo Marketing Político Digital é Coisa Séria

Contrate ou qualifique pessoal para gerenciar e operacionalizar sua campanha. Em um segmente cada vez mais competitivo como o das mídias sociais, o improviso simplesmente não tem mais lugar. O amadorismo, além de não trazer resultado, pode até mesmo custar sua candidatura, por violação da legislação eleitoral aplicada à essa área.

Agora que você já sabe as dicas básicas de como se eleger vereador usando as redes sociais, o que acha de começar a estruturar sua campanha desde já? Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos envolvendo o marketing político em mídias sociais assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Como se eleger vereador usando as redes sociais
5 em 12 avaliações